domingo, 21 de setembro de 2008

Diz muito sobre mim.

Não aguentei, tinha que postar esse poema aqui.
Ele diz muito sobre mim, sobre o que eu penso, sobre ser mulher negra no Brasil.
É frustrante olhar pra TV e não se encontrar ali, perceber que aquela maquiagem que é anunciada no Programa da Ana Maria não fica bem em você, descobrir que aquele corte que a Lara da novela tá usando não fica legal no seu cabelo.
Sei que as coisas estão mudando, que já é comum vermos um negro apresentando um jornal, uma familia negra na novela, mas eu quero mais.
Sonho com o dia em que ver um negro na TV não será obrigação, ele simplesmente vai estar lá.


ASHELL, ASHELL PRA TODO MUNDO, ASHELL
Ela mora num Brasil
mas trabalha em outro brasil
Ela, bonita... saiu.
Perguntaram: Você quer vender bombril?
Ela disse não.
Era carnaval.
Ela, não-passista, sumiu.
Perguntaram: empresta tuas pernas, bunda e quadris para um clip-exportação?
Ela disse não.
Ela dormiu.
Sonhou penteando os cabelos sem quererse fazendo um cafuné sem querer...
Perguntaram: você quer vender Henê?
Ela disse nããão.
Ficou naquele não durmo não falo não como...
Perguntaram: Você quer vender omo?
Ela disse NÃO!
Ela viu um anúncio da cônsul pra todas as mulheres do mundo...
Procurou, não se achou ali.
Ela era nenhuma.
Tinha destino de preto.
Quis mudar de Brasil; ser modelo em Soweto.
Queria ser qualidade.
Ficou naquele ou eu morro ou eu luto...
Disseram: Às vezes um negro compromete o produto.
Ficou só.
Ligou a tv.
Tentou achar algum ponto em comum entre ela e o free:Nenhum.
A não ser que amanhecesse loira, cabelos de seda shampoo
mas a sua cor continua a mesma!
Ela sofreu, eu sofri, eu vi.
Pra fazer anúncio de free, tenho que ser free, ela disse.
Tenho que ser sábia, tinhosa, sutil...
Ir a luta sem ser mártir.
Luther marcketing
Luther marcketing... in Brasil!

(Da série "Brasil, meu espartilho")

Elisa Lucinda

8 comentários:

Lucas Franco disse...

Não sei se é 'viajem' da minha imaginação, mas acho que 'Luther marcketing' é uma mensagem subliminar que faz lembrar 'Martin Luther King', grande líder na defesa dos direitos humanos, especialmente com sua casa focada na igualdade racial(claro que você sabe de tudo isso, hehe, estou só tentando fazer umas associações). Acho que para saber o que é ser negro, só sendo negro, logo, a luta por igualdade deve partir de todos, e a versão mais fiel aos fatos vem de quem sente todos os dias uma ainda opressão, que se Deus quiser, está com os dias contados.

Anônimo disse...

Concordo com você Val,acho que apesar de todo "avanço" a raça negra deveria ser mais valorizada, não só pelas outras raças, mas também pelo própio negro. Afinal pra começar a dar certo, essa atitude de "igualdade" tem que partir de nós!

Pedreira disse...

Como você colocou: "me orgulho do meu cabelo que cresce para o alto e das minhas ancas largas."
Val linda, negra de alma.

Yanna Karolina . disse...

MUITO bom.

Alter Ego disse...

Os tempos são outros, as pessoas são as mesmas? Não sei. É do ser humano ter preconceito, não é? Seja ele qual for, o que não avisaram para eles é que todos nós somos iguais perante a lei, além do mais, onde tem escrito que fulano é melhor que ciclano, só pelo fato da cor da pele, modelo de cabelo ou sei lá mais o quê? Adorei o texto, e seja o que for daqui pra frente, torcemos que seja para melhor...

Priscila Letieres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila Letieres disse...

ô, val, obrigada!

ah, esse poema é uma POEMÃO
bonitão mesmo
o que mais me entrigou foi saber que é de uma série com o nome de "Brasil, Meu espartilho"
tô viajando aqui...rs

beijo

Pedreira disse...

bora brincar de atualizar? quero coisas novas pra ler!
cara de pau né? haushaushuahuahsu