O tempo passa e a minha admiração pelo Bando de Teatro Olodum só faz crescer, meus olhos brilham quando eu vejo as peças deste grupo de teatro. E hoje, dia 20 de março de 2012 não foi diferente. Na verdade, foi diferente sim, a energia deste espetáculo foi totalmente diferente dos outros que já assisti. Vou explicar:
"Áfricas" é a primeira montagem infanto-juvenil do Bando, a peça conta a história da Africa e dos afrodescendentes através das suas lendas, mitos e histórias, com o intuito de valorizar a cultura africana. O grupo tem um convênio com o Fundo Nacional de Cultural que prevê apresentações do espetáculo em escolas, cidades do interior e comunidades. Por este motivo, a peça foi apresentada hoje na Senzala do Barro Preto - Sede do Ilê Aiyê, no Curuzu, bairro da Liberdade. E é exatamente aí que tudo se torna diferente, pelo menos para mim que sempre assisti a essa e outras peças do Bando no Teatro Vila Velha (que é um ótimo teatro e eu, por sinal, sou rata de lá!). Assisti ao ensaio e fiquei maravilhada com o que vi e depois ao assistir o espetáculo com tudo no lugar, com todas aquelas roupas, tambores e histórias sendo contadas ali na Senzala do Barro Preto LOTADA, porra! Foi muito lindo! Foi uma energia sem igual, o arrepio ia e vinha constantemente. Tenho a certeza de que não estávamos sozinhos ali, alias como nunca estamos. A África estava ali, outras áfricas também e tudo o que trouxemos de lá!
Desde o primeiro contato que tive com o Bando, no primeiro Programa Espelho, até hoje, meu carinho e admiração só fizeram crescer. Quero agradecer a CADA UM dos integrantes do Bando de Teatro Olodum, vocês não tem noção do quanto são importantes para mim e para milhares de pessoas (ou talvez tenham total noção disso, enfim!).
A Bença, Bando! Axé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário