quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Essa tal banalização do amor


Eu te amo.
Essa frase tão pequena e simples guarda um significado enorme. Em conversas com minha avó, ela me disse o primeiro beijo entre um casal demorava tanto tempo, imagine para o primeiro 'eu te amo'. Hoje tal frase é dita com tanta facilidade que chega assustar àqueles que são apreciadores do romantismo.
Aninha é 8ª série e é apaixonada por um cara da sua sala, ela acha ele super fofo, lindo e blá blá blá. Ela fez de tudo pra ele a notasse, e isso acabou acontecendo naquela festa da galera na casa da menina mais rica da sala. Depois de trocarem alguns olhares na boate, aconteceu o primeiro beijo e depois de algumas "ficadas", veio logo o namoro. Em 3 semanas de namoro saiu o primeiro eu te amo daquele relacionamento, daí pra chegar no "você é o homem da minha vida" foi um pulo, passando pelo famoso "nosso amor é eterno". Foram lindos 3 meses de namoro e juras de amor eterno, mas o pior acabou acontecendo. Ela descobriu que ele não é assim tão fofo, que ele não é o homem da sua vida e, pior, que aquele amor não é pra sempre. O mundo acabou pra Aninha, ela não come mais, não quer mais ir a escola e as suas expectativas de um bom relacionamento foram embora. Mas, aí vai ter o show daquela banda que ela adora, e lá vai Aninha com as amigas, um pouco abalada ainda, é claro. O show foi maravilhoso, ela diz ter melhorado bastante, mas deixa bem claro que nunca mais vai "amar" alguém depois do que aconteceu. Quase no final do show ela conhece um gatinho que estuda na escola de uma de suas amigas, os olhares falam por si só e a historia acaba se repetindo. Ela já diz que o ama com 3 semanas de relacionamento e nem lembra mais daquele outro amor eterno, as coisas vão acontecendo, até que esse relacionamento acaba e começa outro, e chegam outros amores eternos à vida de Aninha e assim ela vai vivendo.
O mundo está cheio de Aninhas. Meninas procurando um amor que muitas vezes não se acha em casa. Não quero aqui justificar nenhum tipo de comportamento. Enfim, o mundo mudou, os valores mudaram e pelo que percebi os significados das palavras também, amar alguém, há um tempo atrás significava ter uma afeição profunda por algo ou alguém, mas percebo que hoje basta gostar um pouquinho que já é amor. O que me deixa mais tranquila é o fato de ainda existir pessoas que saibam o verdadeiro significado desta tão linda e singela palavra, mesmo com tanta crise, guerra, violência e derivados. As significações vão mudar, mas ainda há de existir aquele último romântico a moda antiga que vai guardar em si o real significado do mais puro e sincero EU TE AMO.

11 comentários:

Pedreira disse...

Você que não colocasse aqui. haushua
lindo. =D

Rafael Loiola disse...

"As significações vão mudar"...

Incrivelmente, as significações de tudo mudam. E o preocupante é realmente esse ponto marcante que vc conseguiu tocar no seu texto, que eh a banalização, nao so do amor, mas de muitas e muitas coisas...

O mundo nao ta se tornando violento. Ele ta se tornando banal, o que eh mto mais preocupante...

Se o sentimento eh banal, o que sera forte, para que possamos nos firmar?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

"O que é o amor onde vai dar parece não ter fim"
Não sei qual e se tem um formula pra amor eu não sei quanto gostar cabe em um amor, eu por exemplo tem varios amores em minha vida e também sinto-me multiplarmente amado. Explicando... tenho amor da minha família, tenho amor de amigos verdadeiros e de uma pessoa companheira, porém dar forma ao amor que eu tenho nas diversas possibilidades do amor é impossivel. Há amor que acabe? Precisamos ser mais sincero no geral, e não fazer da falta dos varios tipos de amor (família, migos e proprio) uma necessidade de achar um amor eterno uma/um mulher/ homem ideal. A questão da banalização é aínda mais complicada pois a relações de amizade e consideração foram as que mais mudaram o homem/ mulher nas ultimas decadas andaram perdendo a moral e o respeito proprio.
Adorei seu texto...
Ah estou esperando o proximo.
Bjão.

Alter Ego disse...

"AS pessoas mudam, os sentimentos mudam"

Se na vida tudo ou todos fossem constantes, acho que perderia o sentindo. Lógico que não acho correto banalizar um sentimento tão bom e tão puro. Não apenas em relação a namoros, é bem mais além do que isso. Hoje você ver cenas na TV que chocam, alguém que diz te amar e em outro tempo está atirando/sequestrando/querendo te matar, onde vamos parar? De repente não sobra mais em ninguém para confiar. Apenas desejaria que as pessoas fossem mais verdadeiras ao se submeter a sentimentos alheios. Senão cedo ou tarde, ao invés de falar "bom dia" estaremos dizendo "eu te amo" e vice-versa.

Lucas Franco disse...

Amor é um sentimento maravilhoso e usado em diversas plataformas: se ama uma banda, um time de futebol, os pais, a namorada, uma causa... As chamadas 'decepções' não podem abalar algo incondicional, porque não se ama o que se é perfeito, e sim ama-se o todo, inclusive o amor fazendo das imperfeições motivos para se respeitar as diferenças. Os maiores amores que devem existir são os a si mesmo e a vida, o que nem de longe significa egoísmo: se auto-estimar é valorizar parte do seu interior que para sempre estará contigo, e mesmo ninguém se conhecendo por completo, é preciso se preparar para todas as surpresas que a vida nos aguarda, pois assim como continuamos amando pessoas como um todo (e não apenas suas qualidades), devemos nos amar por completo, reconhecendo nossas limitações e nem por isso baixando a cabeça, pois o amor sempre faz todos seguirem adiante.

Unknown disse...

Gostei Val...
Você escreve muito bem!!!
Parabéns

Teka disse...

Rpaz... seilá, viu
esse texto me lembrou o começo do meu namoro ki já vai completar tres anos, e é um relacionamento tão bom, ki nem parece tanto tmpo hehehe

enfim, ele disse "eu te amo" no segundo encontro xD
e eu, claro, não acreditei...
mas como vc disse, tudo mudou... até a forma, tempo, e condições para o amor =)

Renatags disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

To gostando de ver

Anônimo disse...

tô me empolgando.


Val que linda sua intenão, que linda suas palavras, que linda tua visão, que lindo teu texto.!
Peço a DEUS que possam surgir e renascer vários pensamentos que sigam esse teu atalho viu, atalho esse que eu me pergutno sempre.
Será que nesse tempo "o agora" eu sou cafona?
rs
ah cafonisse boa, do porquê?

Parabéns.
Brigada Liu por me dá enviar esse blog!

De: Pri