sexta-feira, 1 de junho de 2012

Bum!

Ela me confessou que anda tão cansada de tudo, me disse que se sente muda, com vontade de falar, mas muda. Sem saber com quem desabafar tudo que precisa. Ouve tanto e nada fala, as vezes para evitar conflitos e outras por que não pode mesmo. "Isso está me enchendo", ela confessou para mim em segredo. Afirmou ainda que está a ponto de explodir! 
Ela vai embora, abandonar tudo assim que der. Tudo isso está refletindo no seu corpo, na sua saúde e ninguém percebe, nem aqueles que estão sempre com ela, afinal de contas ela está sempre rindo por fora e chorando, berrando, gritando por dentro! Mas, volta e meia está doente. Esses dias fui visitá-la no hospital e ela me recebeu toda chorosa e rogou por um abraço, mas não pude dar. Afinal, ainda não me ensinaram a abraçar a si mesmo.


"Meu santo tá cansado
Não vou dizer que tenho saldo sobrando"
                                   Meu Santo  Cansado - O Rappa


terça-feira, 20 de março de 2012

e lá outras Africas!

O tempo passa e a minha admiração pelo Bando de Teatro Olodum só faz crescer, meus olhos brilham quando eu vejo as peças deste grupo de teatro. E hoje, dia 20 de março de 2012 não foi diferente. Na verdade, foi diferente sim, a energia deste espetáculo foi totalmente diferente dos outros que já assisti. Vou explicar: 
"Áfricas" é a primeira montagem infanto-juvenil do Bando, a peça conta a história da Africa e dos afrodescendentes  através das suas lendas, mitos e histórias, com o intuito de valorizar a cultura africana. O grupo tem um convênio com o Fundo Nacional de Cultural que prevê apresentações do espetáculo em escolas, cidades do interior e comunidades. Por este motivo, a peça foi apresentada hoje na Senzala do Barro Preto - Sede do Ilê Aiyê, no Curuzu, bairro da Liberdade. E é exatamente aí que tudo se torna diferente, pelo menos para mim que sempre assisti a essa e outras peças do Bando no Teatro Vila Velha (que é um ótimo teatro e eu, por sinal, sou rata de lá!). Assisti ao ensaio e fiquei maravilhada com o que vi e depois ao assistir o espetáculo com tudo no lugar, com todas aquelas roupas, tambores e histórias sendo contadas  ali na Senzala do Barro Preto LOTADA, porra! Foi muito lindo! Foi uma energia sem igual, o arrepio ia e vinha constantemente. Tenho a certeza de que não estávamos sozinhos ali, alias como nunca estamos. A África estava ali, outras áfricas também e tudo o que trouxemos de lá!  

Desde o primeiro contato que tive com o Bando, no primeiro Programa Espelho, até hoje, meu carinho e admiração só fizeram crescer. Quero agradecer a CADA UM dos integrantes do Bando de Teatro Olodum, vocês não tem noção do quanto são importantes para mim e para milhares de pessoas (ou talvez tenham total noção disso, enfim!). 

A Bença, Bando! Axé! 

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

hoje eu li algo que me lembrou você. 
não era nada de especial, nada de diferente. 
entrei numa livraria, peguei uma revista e sentei em um sofá para folheá-la. 
pois bem, havia outra revista no braço deste sofá, após ler a matéria que me interessava na primeira revista, peguei a outra para dar uma olhada. E eis que me deparo com uma matéria que me dizia exatamente tudo aquilo que você sempre me disse e que eu sempre soube. 
as coisas se confirmaram, pelo menos eu achei isso. 
até que... deixa pra lá! 
isso é papo para outro dia. :)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

É impressionante a capacidade que o ser humano tem de querer estragar a felicidade dos outros. Aquela máxima que diz para você não gritar alto sua felicidade por que a inveja tem sono leve, está certíssima. É automático, se você está feliz, logo logo aparecerá alguém morrendo de raiva por conta de tanta alegria e o pior, vai querer acabar com sua festa na hora. 
Agora eu me pergunto, essas pessoas acham que nada acontecerá com elas? Será mesmo que depois de desejar mal, pirraçar, fazer inferno e outras coisas do tipo, será que a lei do retorno não se aplicará a elas? Sempre ouvi minha vó dizer para não fazermos e nem desejarmos mal a ninguém, senão tudo retornaria em dobro para nós. 
Sigo a risca esta regra, não ando desejando o mal a ninguém e não podendo ajudar, com certeza não irei atrapalhar. E é por isso que fico INDIGNADA quando percebo que estão agindo assim comigo. Não consigo absorver o por quê das pessoas agirem assim, não vejo a parte boa dessas ações.

Enfim, esse foi só um desabafo e uma oportunidade de atualizar meu blog. :)

domingo, 22 de maio de 2011

os brutos também amam


Mas até lá é um caminho longo!
Todo mundo quer um amor e luta incessantemente por isso ao longo da vida, mesmo que não perceba. Inclusive, e principalmente, aquelas pessoas que são tiradas como brutas e agrestes, igualzinhas a Ela (e não estou me referindo a Princesa Fiona, isso é só uma ilustração mesmo).
Mesmo não sendo a mais delicadas das fêmeas, mesmo parecendo uma ogra (ha-ha), ela gosta, ama, adora e só queria saber se entregar, mas se entregar de verdade, sem medo. Só que os seus sentimentos estão dentro dela e para sair dá trabalho, e é aí que as coisas se complicam. Se ela não diz, nem demonstra, como o ser amado saberá dos sentimentos que nutre por ele?
Bem, ela não faz a mínima idéia da resposta dessa pergunta, só tem a certeza de uma coisa: não sabe fingir gostar, se está junto, está de verdade.
Ela também sabe que ninguém é obrigado a agüentar as suas grosserias gratuitas e as chatices por besteiras, mas ainda não sabe ser de outro jeito.
Ela tem total consciência do seu jeito e vai tentando mudar.

Ah, quem ela? Não sei, pode ser eu, você, ela, aquela ..


quarta-feira, 30 de março de 2011

menos

Queria ser menos insegura
menos ranzinza
menos reclamona
menos inconstante.
E menos transparente,
só pra sentir tudo isso e não deixar que os outros percebam.
Mas, ao invés disso, deixo tudo claro, tudo sempre a vista.

um dia, talvez, eu aprenda.
talvez não.
quem vai saber?

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

vai

medo sempre esteve perto
segurança estava longe de ser regra
agora elas inverteram os papéis

um está sempre aqui
o outro vai bem pra longe

agora ela diz querer tudo diferente
e faz de tudo pra que isso aconteça